Lattes

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Documentário sobre o Choeur D´Hommes Jean Bouillet



Tive um projeto aprovado no Programa unificado de bolsas. Trata-se da edição das imagens gravadas durante meu pós-doc em Nancy, sobre o trabalho de Daniel Milan e o Choeur D´Hommes Jean Bouillet. Por favor, divulguem. O candidato à bolsa deve ter conhecimento de edição de vídeo e gostar de canto coral.
O Prof. Daniel aceitou nosso convite de vir a Ribeirão Preto em agosto de 2016, como professor convidado para as classes de canto coral do DM/FFCLRP. (Detalhe: ele também tem como hobby a entomologia).
Abaixo, o resumo do projeto:
Vertente na qual se enquadra o projeto: Cultura e Extensão
Título:
Edição de imagens e realização do documentário sobre o Choeur d Hommes Jean Bouillet, de Nancy, França
Finalidade e relevância:
Proporcionar ao bolsista uma experiência de edição de imagens; o conhecimento do trabalho do Choeur d'Hommes Jean Bouillet como exemplo de prática coral e de dedicação ao canto coletivo; divulgação do trabalho do grupo na comunidade. A experiência coral já é por si essencial para a formação tanto do músico quanto do cidadão na forma de um lazer produtivo e criativo. A história do CHJB é particularmente instrutiva porque mostra uma experiência de homens que cantavam quando meninos sob a regência de Jean Bouillet e que se encontraram depois de adultos com o intuito de continuarem a cantar juntos, agora como coro adulto.
Objetivo e descrição sumária:
Conheci, entre 2012 e 2013, em Nancy, França, o maestro Daniel Milan, chefe do Coro de Homens “Jean Bouillet”, enquanto fazia o meu pós-doc com bolsa BPE Fapesp, na Université de Lorraine. Esse coro masculino adulto foi formado a partir de um coro infantil regido pelo chefe que dá nome ao grupo de hoje. Crescidos, os cantores continuam a cantar juntos todas as terças-feiras, na Rue Jeanne D’Arc, em Nancy. Eu e minha mulher realizamos filmagens e entrevistas com todos, acumulando muitas horas de filmagens, além de um vasto material que Daniel nos doou, para realizar um documentário sobre o grupo. O objetivo é fazer um documentário com essas imagens e exibi-lo em evento da PRCEU.
Ações e detalhamento das atividades a serem desenvolvidas pelo(s) bolsista(s):
1) Conhecimento, por parte do bolsista dos arquivos de imagens de vídeo, capturadas ao longo dos 10 meses do ano letivo europeu, em Nancy, de ensaios e entrevistas, além dos DVDs e CDs que o Prof. Milan nos presenteou; 2) Reuniões semanais entre o coordenador do projeto e o bolsista, para discutir o caráter do documentário, a partir da análise das imangens; 3) Realização do documentário pelo bolsista, sob a supervisão do coordenador; 4) Confecção das legendas do francês para o português, com a ajuda do coordenador; 5) Exibição do documentário em evento pertinente ao programa.
Resultados esperados e indicadores de acompanhamento:
Espera-se proporcionar uma experiência de ediçao de imagens e de criação de um documentário para o bolsista, além do contato com uma experiência cultural e musical significativa; divulgar ao público em geral tal experiência na formade um documentário; fomentar a prática coral como atividade cultural, social de experiência compartilhada.
Número de bolsistas solicitados para o desenvolvimento do projeto:
Mínimo: 1
Ideal: 1
Número de estudantes ingressantes (2015) que o docente pretende inserir no projeto:
Mínimo: 1
Ideal: 1
Número total de participantes não bolsistas do projeto (graduandos não bolsistas, pós-graduandos, funcionários, docentes e outros) : 3
Outras informações que sejam relevantes para o processo de avaliação do projeto:
Seria ideal que este documentário ficasse pronto em 2016, já que o Prof. Daniel Milan aceitou nosso convite de vir a Ribeirão Preto em agosto de 2016 para trabalhar com os alunos de canto coral durante 2 semanas. Apresentá-lo aos alunos por ocasião da exibição do documentário seria uma experiência significativa na formação dos aluno. Chamo a atenção para a história interessantíssima do Choeur d'Hommes Jean Bouillet, por ser formado por ex-meninos cantores, hoje homens feitos que continuam a se encontrar semanalmente, num clima de amizade e alegria de cantar junto um repertório tecnicamente avançado sob a orientação do competentíssmo Daniel Milan, como mostra seu currículo que consta no arquivo do projeto completo.
Projeto cadastrado por 1362420-Marcos Camara de Castro
Data do cadastramento 26/05/2015
Alterado por 4868023-Jose Nicolau Gregorin Filho
Data da alteração 13/07/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário